Prof. Henrique (E.E. Antônia Carlota Gomes - D.E. Pindamonhangaba)
IVMostra de Educação Física/ 06 e 07 de dezembro de 2007
As Danças Circulares tiveram sua origem no trabalho realizado pelo bailarino e coreógrafo Bernhard Wosien que, a partir de sua pesquisa sobre o folclore de vários países, reuniu um repertório rico em significado, memória, movimento e musicalidade. Em 1976, Bernhard Wosien visitou a Fundação Findhorn, a convite de Peter Cady, um de seus fundadores e ali ensinou a um grupo de moradores as primeiras coreografias. Para Bernhard dançar em grupo "é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas".
De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em Parques, Escolas, Universidades, ONG´s, Instituições e Empresas de diversos Setores.
Realizadas em círculo e de mãos dadas, as danças propiciam ao indivíduo uma experiência de aprendizado favorecendo a integração, a comunicação, a flexibilidade, a percepção de si mesmo e do outro. O contato com outras culturas e suas expressões na roda da dança gera para o grupo um desafio, que passo a passo é superado e ao findar da música resta o aplauso coletivo em comemoração a conquista de todos.
Conquistas da Roda
Ao entrar na roda das Danças Circulares o participante é naturalmente convidado a rever os próprios passos, a entrar em contato com o próprio esquema corporal, facilidades e dificuldades, reações e postura diante de novos desafios e da nova forma de relacionar-se - o círculo.Estar em círculo faz com que todos sejam igualmente responsáveis pela conquista do objetivo do grupo – realizar a coreografia. Cada conquista é brindada com um novo, e maior, desafio que motivará o participante a:
> Valorizar o trabalho em equipe;
> Compartilhar talentos;
> Superar novos desafios com atitudes positivas;
> Perceber e respeitar o espaço pessoal na roda;
> Perceber e respeitar o espaço do outro;
> Valorizar a cooperação, a diversidade e a inclusão do diferente;
> Valorizar a flexibilidade e a sintonia para atingir objetivos comuns;
> Adaptar-se a ritmos e estilos diferentes;
> Ampliar o repertório de movimentos;
> Ampliar o conhecimento sobre a produção cultural da humanidade e sua aplicação hoje;
Veja vídeo de Dança Circular da IV Mostra de Educação Física
http://www.youtube.com/watch?v=42mMRpyKpD4
Nenhum comentário:
Postar um comentário