sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Sabor da Língua Portuguesa

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

O grupo de professores da E.E. Wilson Pires Césra estabeleceu algumas metas para melhorar o índice do IDESP da escola até o final de 2008. Entre estas metas está o Projeto " O Sabor da Língua Portuguesa" , que tem a frente a coordenação da profª Fátima Migotto.

Veja algumas fotos do projeto, que visa estimular a leitura entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio.



A sala 11...um espaço para a leitura

Os alunos dos 1º anos em palestra com alunos de 5ª série


Algumas frases de grandes escritores, pensadores e famosos sobre a leitura...

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." - Carlos Drummond de Andrade (poeta mineiro)

"A leitura engrandece a alma." - Voltaire (escritor, ensaísta e filósofo iluminista francês)

"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados." - René Descartes ( fundador da filosofia moderna)

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." - Bill Gates (fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo)

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." - Mário Quintana (escritor gaúcho)

Nenhum comentário: