quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Semana do Coração



Quando?


O último Domingo de setembro (neste ano dia 28) foi escolhido para ser o Dia Mundial do Coração. Em mais de 90 países ocorrem as mais diferentes atividades, sempre procurando esclarecer sobre a prevenção doenças do coração e alertas sobre novas descobertas. Neste ano a World Heart Federation (Fed. Mundial do Coração) além da WHO (Organização Mundial da Saúde - OMS) escolheram o tema: a Mulher e as Doenças do Coração e Derrame Cerebral







No Brasil...

A Semana do Coração no Brsil é coordenada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia)/FUNCOR, em âmbito nacional, por meio de suas 22 regionais no Brasil.
O controle do peso, os exercícios regulares e a nutrição saudável, juntamente com uma vida sem fumar, desempenham um importante papel na sua saúde, a longo prazo e no seu dia-a-dia.
Lembre-se sempre que para curtir uma vida plena e produtiva, você precisa ter um coração saudável.












Cartaz da Semana do Coração de 2008


Por que um dia para o coração?
O objetivo deste dia é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse precioso órgão e, principalmente, ensinar a preveni-las.




Como anda o coração dos brasileiros?
Pesquisas revelam que o coração dos brasileiros não anda nada bem

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), através da pesquisa Corações do Brasil, constatou que a saúde do brasileiro não anda nada bem. Os fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares estão aumentando de forma alarmante. Essa foi a conclusão a que chegaram os especialistas envolvidos no estudo que mapeou o país e conseguiu definir quais tipos de problemas, que levam ao infarto do miocárdio, prevalecem em cada região do Brasil.
Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema. Somente neste ano, 120 mil brasileiros devem morrer por causa de complicações cardíacas e derrames cerebrais.
Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças
cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco - como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta - durante anos e anos.





Doenças mais Comuns
Infarto - O infarto agudo do miocárdio é uma das doenças cardíacas mais temidas, devido ao alto índice de mortalidade. Metade das pessoas que tem um infarto não sobrevive a tempo de receber atendimento médico. O infarto é provocado pela formação de um coágulo que obstrui totalmente a passagem do sangue em uma artéria do coração, causando morte de uma determinada região do músculo cardíaco (miocárdio). O sintoma mais comum é uma forte dor no peito.
Insuficiência cardíaca - Ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo. Segundo a classificação da Associação do Coração de Nova Iorque (em inglês, New York Heart Association - NYHA), a insuficiência cardíaca é dividida em quatro classes, de acordo com a severidade do problema: I (assintomática), II (leve), III (moderada) e IV (grave).
Má circulação - Chamada pelos médicos de insuficiência vascular periférica. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, que aparecem com freqüência durante caminhadas, e passam durante o repouso.
Arritmias - É quando o coração bate de forma irregular, ou muito rápido ou muito devagar. O coração de um adulto normal, em repouso, bate de 60 a 80 vezes por minuto. Ritmos cardíacos lentos são chamados bradicardias; ritmos rápidos são chamados taquicardias. As arritmias podem ser de vários tipos e são mais freqüentes à medida que o indivíduo envelhece. Vale lembrar que é absolutamente normal o coração bater mais rápido em situações de excitação, medo ou durante a prática de exercícios físicos.
Derrame cerebral - Conhecido no meio científico como Acidente Vascular Cerebral (AVC), trata-se de um sangramento no cérebro por causa do rompimento de vasos sanguíneos. Pode acarretar seqüelas graves e morte. Apesar de não ser uma doença cardíaca, o derrame cerebral é uma doença vascular grave e está relacionado aos mesmos fatores de risco das doenças do coração.


Sintomas: Cansaço aumentado, falta de ar, respiração curta, palpitações incômodas, dores no peito, dores nas pernas ao andar, inchaço no rosto e nas pernas, machucados que demoram a cicatrizar. Ao notar o aparecimento de algum desses sintomas, o melhor é procurar auxílio médico. "São sinais de que a pessoa pode possuir uma doença cardiovascular ou então conviver com fatores que podem desencadeá-la, como pressão alta ou diabetes", explica o cardiologista. Em alguns casos, as doenças cardiovasculares não apresentam sintomas e podem levar décadas para se manifestar. Por isso, é importante prevenir-se, visitando o médico regularmente.

Fatores de Risco
Colesterol alto - É assintomático e detectado somente através de exames de sangue. O excesso de colesterol é perigoso, porque ele é depositado na parede das artérias, provocando a formação de placas gordurosas. Com o tempo, essas placas obstruem os vasos sanguíneos e impedem a circulação do sangue. Pode acarretar várias doenças, infarto, derrame e problemas de circulação.
Tabagismo - O cigarro contém cerca de quatro mil substâncias tóxicas para o organismo. Entre elas, estão o alcatrão e a nicotina, responsáveis pelo vício. O fumo provoca lesões na superfície dos vasos sanguíneos, favorecendo a entrada e o acúmulo do colesterol nas artérias coronárias. Está relacionado ao surgimento e/ou complicação de todas as doenças cardiovasculares. Pode ainda provocar diversos tipos de câncer.
Pressão alta - Também chamada de hipertensão arterial. É um dos grandes vilões das doenças cardiovasculares, chamada de "assassino silencioso", porque raramente provoca sintomas. A hipertensão caracteriza-se pelo bombeamento de sangue a uma pressão superior àquela encontrada na maioria das pessoas, de até 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio, unidade usada para medir a pressão). Pessoas com pressão arterial acima de 140/90 mmHg correm mais risco de ter problemas no coração, cérebro e nos rins. A ação da pressão alta nos vasos sanguíneos é semelhante a do cigarro, isto é, provoca lesões e favorece o acúmulo de colesterol. A hipertensão afeta cerca de 20% da população brasileira e seus efeitos tendem a ser mais sérios em pessoas da raça negra.
Obesidade e sedentarismo - Pessoas com excesso de peso tendem a ter altas taxas de colesterol no sangue e predisposição a diabetes. Da mesma forma, quem não faz nenhuma atividade física corre mais risco de enfrentar problemas de pressão e colesterol altos. Além disso, os exercícios melhoram o condicionamento físico, a resistência, o humor e a qualidade de vida em geral.
História familiar - O aparecimento de doenças cardiovasculares tem um componente genético. Quem possui parentes de 1º grau (pais e/ou irmãos) que desenvolveram o problema antes dos 50 anos (no caso dos homens) e antes dos 60 anos (no caso das mulheres) tem mais chances de também sofrer do coração. "Os hormônios estrógeno e progesterona são uma proteção natural para o sistema cardiovascular feminino. Por isso, essas doenças tendem a se manifestar mais tarde nas mulheres", explica Dr. Glauberson.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4016&ReturnCatID=357






Quer cuidar do coração? Mexa-se!
Uma das atitudes mais importante para quem quer cuidar do coração é começar a praticar exercícios.
Segundo uma pesquisa recente (em que apenas homens foram testados), bastam três semanas de dieta saudável e exercícios para o risco de doenças cardíacas começar a cair. Isso porque essa combinação diminui a pressão sanguínea e as taxas de colesterol.
Então, mexa-se! Já é hora de dar ouvidos àqueles amigos que vivem insistindo para que você se matricule em uma academia. Exercitando-se você relaxa, melhora sua pressão arterial e queima calorias - protegendo seu coração, entre outros problemas, do colesterol.
Mas não é preciso virar atleta: mesmo mudanças pequenas no dia-a-dia (subir escadas em vez de elevador, andar a pé quando for possível dispensar o carro, aposentar o controle remoto) já te ajudam a adquirir, aos poucos, o bom hábito dos exercícios




Veja dicas para manter a saúde de seu coração nos sites abaixo.
http://www.ameoseucoracao.com.br/index.php
http://www.cardiol.br/



VÍDEO SOBRE O CORAÇÃO - Errata...aparece como Dia do Coração 28/08/2008... A data correta é 28/09/2008.

Nenhum comentário: