quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor - doenças










Professor também adoece... e em particular, existem algumas doenças que afetam mais este profissional. Veja quais são elas.


Doenças relacionadas à voz

1) DISTÚRBIOS VOCAIS E DISFONIAS
As DISFONIAS (distúrbios da voz) são apontadas pelos especialistas como um dos principais problemas diagnosticados em Professores. São causadas por alterações na produção da voz (um dos seus principais instrumentos de trabalho), responsáveis pelo afastamento e/ou aposentadoria precoce de 2% dos 25.000 professores brasileiros. Existem relações entre a saúde vocal, os distúrbios da voz e as condições de trabalho.

2)LESÕES
Os principais tipos de lesões orgânicas resultantes das disfonias funcionais são:laringite, pólipo, cistos, leocoplasia e câncer de laringe. Abaixo, falaremos sobre algumas delas.
As alterações da mucosa da prega vocal (nódulos, pólipos e edemas das pregas vocais) têm como característica comum, o fato de representarem uma resposta inflamatória da túnica mucosa a agentes agressivos, quer sejam de natureza externa, quer sejam decorrentes do próprio comportamento vocal.

3) A SÍNDROME DE BURNOUT - A ocorrência do estresse ocupacional tem sido observado em todas as partes do mundo, como fator causal de mortalidade, morbidade e ruptura na saúde mental e bem-estar dos trabalhadores. O impacto dos fatores estressantes sobre profissões que requerem grau elevado de contato com o público, recebe o nome de Síndrome de Burnout. De origem inglesa, este termo significa: queimar, ferir, estar excitado, ansioso.
Essa doença é uma resposta emocional em consequência de relações intensas no ambiente de trabalho do Professor. Trata-se de uma resposta ao estresse emocional crônico, sentimentos relativos ao desempenho da profissão, representado por:
exaustão física e emocional (contrastes entre tensão e tédio)
a falta de reconhecimento, peso da crítica social e baixo salário
baixa auto-estima e ausência de resultados percebidos no trabalho
diminuição da realização pessoal no trabalho (competência, sucesso, depressão)
despersonalização (distanciamento, separação, coisificação, insensibilidade, cinismo)
envolvimento (pessoas, proximidade, atenção diferenciada) .


Problemas Ergonômicos

Além dos quadros de saúde vocal e mental, outro grande motivo de adoecimento dos Professores, são os Problemas Ergonômicos, de ordem músculo-esqueléticas. As LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho), ligados aos problemas de postura, estresse e trabalho excessivo, podem ser caracterizados por:tendinite, bursite e outras doenças do gênero.

O trabalho por tempo prolongado, em pé, gera sobrecarga na coluna e fadiga na musculatura. Mesmo sentado em seu escritório/sala para preparar as aulas, o uso inadequado do computador na Escola (falta de apoio para os punhos, monitor não ao nível da vista, cadeira sem regulagem de altura, reflexo, etc.), pode causar problemas de natureza ergonômica.

Doenças relacionadas à Ergonomia
Lordose lombar, varizes, LER/DORT (escolioses e problemas nas articulações do cotovelo e das mãos), inchaços dos ombros e bursite; síndrome do túnel do carpo. E outras.



Entre no site e veja reportagem completa!!!


Nenhum comentário: