quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ginástica Artística



GINÁSTICA ARTÍSTICA
A origem ginástica artística remete ao Egito Antigo, onde a presença de artistas circenses e suas acrobacias ajudou a criar uma das modalidades mais apreciadas pelo público dos Jogos Olímpicos.
A herança perdurou até a chegada à Grécia Antiga. Ali, o ginásio era o principal centro de convivência nas cidades, onde os homens se reuniam não só pelo esporte, mas também para discutir arte, música e filosofia. Os gregos acreditavam que o equilíbrio entre o corpo e a mente só podia ser alcançado pela prática intelectual e pela atividade física. Sob esta filosofia forjou-se a modalidade que buscaria o balanço perfeito entre o atlético e o estético.
O título de “pai da ginástica” coube ao educador alemão Friedrich Ludwig Jahn, que no início do século 19 dedicou-se a esta modalidade esportiva, estabelecendo os primórdios das regras da ginástica. Jahn criou uma série de aparelhos que foram modernizados ao longo dos anos e são usados até hoje, como as barras paralela e horizontal.


Origem do nome
O termo “ginástica artística” também surgiu no início do século 19, para diferenciar os movimentos leves e precisos do esporte de outros usados no treinamento militar. Visto inicialmente como uma mera novidade, a ginástica aos poucos foi se firmando como modalidade. Em 1881, Bélgica, Holanda e França criaram a Federação Internacional de Ginástica (FIG), uma das mais antigas organizações desportivas do mundo.
Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, na Grécia, a ginástica artística foi disputada apenas por homens. As mulheres entrariam na competição apenas em Amsterdã-1928. Apesar de estar presente em todas as edições dos Jogos, o esporte passou por diversas modificações. Provas de campo, tais como os saltos com vara e em distância, já fizeram parte do programa dos ginastas.
Atualmente, há duas disputas: individual e por equipes. Algumas provas são diferentes de acordo com o sexo. Enquanto as provas masculinas priorizam a força e a resistência, as femininas priorizam a beleza e a sutileza.


Regras
- Algumas provas são diferentes para homens e mulheres na ginástica artística. No masculino são realizadas as provas de barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto (sobre uma mesa a 1,35 m de altura), argolas e solo. Já no feminino as provas são o solo (com fundo musical), salto (sobre uma mesa a 1,25 m de altura), barras assimétricas (com 2,45 m e 1,65 m) e trave de equilíbrio (com 10 cm de largura e 5 m de comprimento).


- As séries são avaliadas por um grupo de nove árbitros. Dois deles avaliam o valor da partida do atleta, enquanto outros seis avaliam a execução dos movimentos. Um nono e último árbitro é responsável por comandar a banca.
- Em cada série realizada, o ginasta recebe duas notas, A e B. A primeira é a nota inicial (A), deduzida anteriormente pelos juízes a partir da dificuldade da série que será apresentada pela ginasta em sua rotina. A segunda nota (B) é dada de acordo com o que foi executado pelo atleta em sua rotina, descontando ao final, por exemplo, erros de postura, precisão, etc. Para julgar uma série, cada elemento é ranqueado de acordo com um nível de valor, A (o mais fraco), B, C, D, E, F ou G (o mais forte).

Curiosidades
- As primeiras competições de ginástica no início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna eram, no mínimo, curiosas. Em Atenas-1896, as provas incluíam escalar uma corda. Já em Paris-1900, salto com vara, salto em extensão e o levantamento de uma pedra de 50 kg passaram a fazer parte do programa. Ainda assim, muitas provas que figuraram nas primeiras edições olímpicas permaneceriam, como as barras paralelas, argolas e o salto sobre o cavalo.
- Batismo - depois de fazer o inédito duplo-twist-carpado, Daiane dos Santos teve a rotina batizada com seu nome, “Dos Santos”. Esta não foi a primeira vez que um movimento recebe o nome de um atleta. O japonês Mitsuo Tsukahara (cinco ouros, Cidade do México-1968, Munique-1972 e Montreal-1976) e o soviético Alexander Tkatchev (Moscou-1980) são alguns dos ginastas que foram imortalizados com seus nomes, repetidos nas rotinas da ginástica.
- Domínio russo O soviético Aleksandr Diyatin foi o primeiro ginasta a ganhar oito medalhas (três de ouro) em uma mesma Olimpíada (Moscou-1980) - ele subiu no pódio em todos os eventos da ginástica artística. Mas quem roubou a cena foi seu compatriota Nikolai Andrianov que, com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, alcançou o recorde de 15 medalhas na carreira, tornando-se o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos.

Fonte: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/ginastica-artistica/
1- Montagem de Ginástica Artística - Solo - com as atletas brasileiras
2- Montagem...vários aparelhos
3- Montagem de Ginástica de Solo

Nenhum comentário: