sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.
Quando e Por Quê?
Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Tema 2008
A cada ano o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) enfoca um tema especial. Os escolhidos no passado incluem diabetes e direitos humanos, diabetes e estilo de vida e o custo do diabetes. O tema escolhido para 2007 e 2008 é Diabetes em Crianças e Adolescentes.

As novas estatísticas da International Diabetes Federation (IDF) mostram que a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1. Pelo mundo, 440 mil crianças com menos de 14 anos têm diabetes tipo 1. O tipo 2, que antes se desenvolvia apenas em adultos, está aumentando com uma rapidez alarmante, especialmente entre minorias étnicas. Esse fato é decorrência da obesidade e falta de atividade física. Atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia.


O Dia Mundial conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou em 2006 uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.


O que é DIABETES?





O Diabetes é um distúrbio no metabolismo da glicose do organismo, onde a glicose presente no sangue passa à urina sem ser usado como um nutriente pelo corpo.
Existem, porém, diferenças nas causas e na gravidade deste distúrbio. Por isso, costuma-se falar em diferentes tipos de diabetes. Os dois tipos mais comuns são chamados de Diabetes Tipo I e de Diabetes Tipo II.
A distinção entre um e outro, nem sempre é fácil.

O Diabetes Tipo I também é chamado de diabetes insulino-dependente porque os portadores deste tipo de diabetes dependem de tratamento insulínico para sobreviverem. Este tipo de diabetes sempre afeta indivíduos jovens.
Principais Sintomas:
• Vontade de urinar diversas vezes;
• Fome freqüente;
• Sede constante;
• Perda de peso;
• Fraqueza;
• Fadiga;
• Nervosismo;
• Mudanças de humor;
• Náusea; Vômito





O Diabetes Tipo II, ou não insulino-dependentes, geralmente afeta indivíduos mais velhos. ele pode aparecer com diferentes níveis de gravidade e este nível de gravidade pode variar com o tempo. O Diabetes Tipo II pode não requerer um tratamento insulínico em seus estágios iniciais, mas a insulina poderá ser a melhor escolha quando, simplesmente, outros tipos de tratamento se tornarem, gradualmente, inadequados.

Principais Sintomas:
· Infecções freqüentes;
· Alteração visual (visão embaçada);
· Dificuldade na cicatrização de feridas;
· Formigamento nos pés;
· Furunculose.

Nenhum comentário: