sábado, 22 de novembro de 2008

Passeio a São Paulo

Em 08 de novembro um grupo de alunos - acompanhado pelas Professoras Fátima (Língua Portuguesa) e Lourdes (Educação Física) da E.E. Wilson Pires César visitou o museu, a Pinacoteca e passeou pelas ruas de São Paulo.
Alunos e professores reunidos em frente à escola

O Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).
O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da
cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

Fachada do prédio do Museu...foto tirada pela aluna Amanda, 1º A



Torre do relógio - Estação da Luz


Alunos aguardam na fila para entrar na Praça da Língua



Fazendo pose...

Praça da Língua... muita poesia e inspiração!!!


Gugu (filho da Profª Fátima) explora os computadores (Linha do Tempo)

Pinacoteca do Estado de São Paulo
O prédio ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos para construir as cidades que se enriqueciam com o café. Com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, a Pinacoteca passou por uma grande reforma durante o governo Mário Covas, e, hoje, em seus salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, iluminação específica e adequada, abriga importantes exposições, como as que realizou com as obras de Rodin e de Miró. O museu tem um perfil muito definido da arte brasileira do século XIX até a contemporânea. Seu acervo tem cerca de 4 mil peças, e é significativo, especialmente para São Paulo, uma vez que reúne trabalhos de artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera, também faz parte da Pinacoteca e abriga exposições de grande importância artística.


Prédio da Pinacoteca, foto tirada pela aluna Amanda


Nadson, 1º C...observando com atenção!!!

Que obras maravilhosas!!!


Amanda, até no museu ela está pronta pra jogar uma bolinha!!!
e sobre a PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO em http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/cultura/museus_pinac.htm

Um comentário:

Unknown disse...

A E. E. Wilson Pires César destacar-se-á! Os indicadores o comprovarão.