quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor - 15 de outubro



A origem do Dia do Professor
No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de
1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947
, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo
, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de desembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker
sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes , Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro
de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



O Dia do professor em outros países


Na China, o dia do professor foi primeiramente instituído na Universidade Central Nacional em 1931. Foi adotado pelo governo central de Taiwan em 1932 e em 1939 o dia foi transferido para 28 de setembro , que é o dia do aniversário de Confúcio. Foi extinto pelo governo da República Popular da China em 1951 e restabelecido em 1985 sendo que o dia foi novamente mudado para 10 de setembro . Atualmente mais e mais pessoas estão fazendo esforços para retornar o Dia do Professor para o dia de nascimento de Confúcio.


O Dia Internacional do Professor na América Latina é 11 de setembro, em comemoração ao dia da morte de Domingo Faustino Sarmiento, um pedagogo e político argentino respeitado.


Nos Estados Unidos da América, o Dia do Professor é um feriado não oficial na terça-feira da primeira semana de maio.

Em muitos países europeus (Rússia, Portugal por exemplo) este dia dedicado ao profissional-mor da educação é comemorado em 05 de outubro, data instituída pela UNESCO.


Mensagem conjunta da UNESCO, PNUD, UNICEF, OIT e Internacional de Educação por ocasião do Dia Mundial dos Professores, 5 de outubro

Hoje é o Dia Mundial dos Professores, um dia para reconhecermos o papel fundamental desempenhado por professores na oferta de educação apropriada e relevante para crianças, jovens e adultos. No entanto, em muitos países há uma séria falta de professores. Calcula-se a necessidade de 2 milhões de novas vagas e de 18 milhões de professores adicionais em todo o mundo para que a educação primária universal possa ser alcançada até 2015. Para alguns países, isso significará um aumento no número de professores de até 280%. Um número ainda maior de docentes será necessário para assegurar uma educação secundária, superior, profissional e não-formal adequada. Esses números serão ainda mais altos se todos os professores forem apropriadamente qualificados nos níveis e disciplinas que lecionam. Mesmo quando a oferta geral de professores é suficiente, áreas remotas e em desvantagem de todo o mundo podem sofrer problemas persistentes em contratação e retenção. Essa carência de professores qualificados é um dos maiores desafios das metas do Educação para Todos (EPT).
A profissão de professor também enfrenta o desafio de fornecer educação de qualidade para que as demandas do século 21 possam ser supridas. As necessidades econômicas, sociais, científicas e tecnológicas, questões de desenvolvimento sustentável, redução de pobreza e questões relacionadas a trabalho digno para todos, a epidemia da AIDS e violência nas escolas, apresentam um impacto crescente na profissão. Como as mulheres são a maioria dos professores no ensino primário e são afetadas desproporcionalmente por essas questões, o impacto potencial pode ser maior. Portanto, gênero precisa ser um ponto central nas soluções. Ainda mais, o progresso do EPT e especialmente da educação primária universal está fazendo com que a população de estudantes seja cada vez mais diversa, o que apresenta implicações para o ensino e professores.
Frente a expectativas tão altas, professores muitas vezes se sentem desvalorizados, com pouco apoio e mal preparados profissionalmente para lidarem com as realidades dos ambientes nos quais trabalham. Maior contratação, formação plena e apropriada de professores, com melhor distribuição e gestão, salários e incentivos que se comparam de maneira favorável com outras profissões que requerem qualificações parecidas, melhores condições de trabalho e vida, apoio profissional contínuo e oportunidades de crescimento na carreira são essenciais para se enfrentar novos desafios. As recomendações da OIT/UNESCO, de 1996, e da UNESCO, de 1997, sobre o Status dos Professores do Ensino Superior fornecem orientações compreensivas em uma gama de políticas, direitos e responsabilidades de professores. Elas são uma importante base para as políticas e práticas nacionais que visam o futuro por meio da criação de uma força de professores no século 21.
Políticas de professores a nível nacional precisam ser coerentes com marcos globais e regionais existentes para assegurar qualidade e identificar referências favoráveis a uma maior harmonização. Enquanto a migração internacional e a mobilidade de professores aumentam, elas também precisam estar alinhadas com Planos de Redução de Pobreza e políticas educacionais mais abrangentes. É importante que políticas para professores sejam estabelecidas de maneira firme dentro de contextos nacionais e locais, baseadas em evidências e realistas para que facilitem a contratação e retenção de professores de maneira suficiente e efetiva. Os resultados e implicações de pesquisas precisam ser considerados em todos os níveis, como também as capacidades nacionais, financeiras e de gestão e as perspectivas econômicas. Atingir a referência da década de 90, de investir 6% do PIB em educação ajudaria, e muito, sistemas nacionais sub-financiados. Planos e políticas também precisam ser priorizados, financiados e flexíveis para que as demandas, sempre em evolução, sejam supridas. Por exemplo, se o modelo de educação superior tradicional não pode fornecer um número adequado e suficiente de professores, abordagens inovadoras de formação de professores devem ser usadas sem que a qualidade seja comprometida.
Durante todo o processo de desenvolvimento de política, é essencial assegurar o diálogo social com as partes interessadas, incluindo os tomadores de decisão, professores e suas organizações. O diálogo social ajudará a construir consenso nacional e comprometimento com uma implementação mais eficiente de políticas para professores. Isso é abordado pelas Recomendações da OIT/UNESCO e da UNESCO. Muito está sendo feito em relação à capacitação de partes interessadas para que estas possam participar do desenvolvimento de políticas, porém mais capacitação é necessária.
No Dia Mundial dos Professores, celebramos os professores de todo o mundo, em todos os países, cidades e vilarejos. Declaramos a necessidade de assegurar que o papel de cada um deles na promoção de uma Educação para Todos com qualidade seja claramente articulada e refletida em políticas que fomentem uma motivada, valorizada e efetiva força de ensino. Neste Dia Mundial dos Professores nós os agradecemos e afirmamos que, sim, os professores são importantes!
Diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura; Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia; Administrador do PNUD, Kemal Dervis; Diretora-Executiva do UNICEF, Ann M. Veneman; Presidente da Internacional de Educação (EI), Thulas Nxesi


Tirando a grafia das palavras, o texto abaixo - que foi publicado em site português, poderia passar pelo desabafo comum de um jornalista e/ou internauta brasileiro. Leia e faça suas reflexões.


"Qualquer sociedade que aposte no capital humano, como mola fundamental para o seu desenvolvimento, não pode ignorar os seus Educadores e Professores e muito menos hostiliza-los, apoucando a relevância social da função docente.
Os Professores não merecem ser vítimas da demagogia fácil de quem utiliza como arma de arremesso a relação entre o investimento público na área da Educação e os resultados escolares obtidos, quer em termos absolutos, quer em termos relativos quando comparados com outros países europeus.
A manipulação dos números tem sido recurso frequente de responsáveis pela tutela da Educação para objectivar a campanha de destruição da dignidade e imagem pública dos docentes, esquecendo-se de que, apesar do acrescido esforço de investimento nos últimos anos, a Educação não constitui a prioridade das prioridades uma vez que, em matéria de gastos públicos, o Ministério da Educação não se situa no pelotão da frente, ficando atrás de outros como o da Saúde, Administração Interna, Defesa e Justiça.
Portugal , no plano económico e sócio-cultural, está ainda muito aquém da maioria dos países europeus que, apesar do seu desenvolvimento, continuam a investir na Educação mais do que nós que gastamos, em média, 4.400 euros por aluno, enquanto a média dos países da OCDE é de 5.500 euros, para não falar dos Estado Unidos cujo investimento ultrapassa os 9.000 euros.
A escola e os resultados escolares não podem dissociar-se do desenvolvimento das sociedades, da mentalidade, cultura e estilo de vida das populações. Basta, para tal, tomarmos como referência a nossa Região que, tendo cerca de 20.000 pessoas a viver do Rendimento Social de Inserção, ou seja, aproximadamente 10% da sua população, jamais pode subestimar este factor como determinante e altamente condicionador da evolução do processo educativo, por mais esforçados ou dedicados que possam ser os Educadores e Professores que trabalham nesta Região.
Não se compreende, por isso, a atitude do Ministério da Educação ao pretender demitir-se das suas responsabilidades, transferindo, essencialmente, para os professores o ónus do insucesso e do abandono escolar que afecta elevada percentagem das crianças e jovens deste país. Estas debilidades são, em parte, resultantes de uma estrutura social que emana das opções e orientações políticas dos sucessivos Governos. Persistir no ataque aos Professores, fomentando o desrespeito e o desprestigio da classe só contribui para agravar, ainda mais, a ?crise de autoridade? com que se debatem muitos docentes nas suas relações com os alunos e com a Comunidade, tornando mais difícil e desmotivador o exercício da profissão, com repercussões óbvias na qualidade da educação e do ensino."
Retirado do site http://www.spra.pt/default.aspx?aba=27&cat=12&doc=190&mid=115


Como foi comemorado do Dia do Professor em nossa escola? Desabafo de uma professora...

Ontem, antecededendo ao NOSSO DIA vivenciei momentos distintos onde pude fazer algumas avaliações em relação a esta data comemorativa tão importante para todos. Quero compartilhar estas reflexões com meus colegas professores, alunos, pais, políticos, etc.


Passamos por situações de cobranças de resultados... proposta pedagógica nova, novos desafios - para o bom profissional não tão novos assim, horários rígidos, planejamento fechado, sem a possibilidade de " sairmos" da sala de aula e por um momento estar com nossos alunos em situação " desarmada" , sem plano de aula pra seguir, sem pontos para terminar as frases, enfim, sem uniforme de professor. Este momento pelo qual estamos passando tem refletido em nossos alunos. Independente do perfil do professor - há aquele que pega no pé, aquele que "sabe explicar" , aquele que é muito técnico, aquele que é "bonzinho" - e do perfil do aluno - aquele que está a fim de estudar, aquele que vem cumprir " tabela", aquele que não sabe o que está fazendo ali, aquele que tem sonhos grandes, aquele que não ousa sonhar - esta relação professor-aluno tem se transformado muito, e esta transformação evidencia-se bastante em alguns momentos, como este, o da comemoração do dia do professor. O aluno busca notas e o professor - cobrado por resultados - ensina conteúdos. E os valores morais, sociais acabam sendo relegados a um segundo plano.
Na visão dos alunos...a escola é um INFERNO!!! Acreditem se quiser, esta semana flagrei um aluno escrevendo na parede de sua sala esta palavra. Censurei-o imediatamente, talvez da mesma maneira como seus pais o censurariam - que dúvido que o façam - se ele estivesse agindo assim em sua casa. Os pais esquecem de dizer a seus filhos que devem tratar a escola como sua segunda casa. É mais fácil para estes, quando alguma coisa não vai bem com seus filhos (que são muito influenciados pelas mídias, pelos próprios colegas) alegar que o problema é a escola... a escola é ruim, o governo não cuida do prédio, o diretor é péssimo, lá na escola só tem vândalo, etc. Mas eles estão esquecendo de ensinar seus filhos a valorizar coisas simples do dia-a-dia, a valorizar as relações, as pessoas, o espaço em que as pessoas estão. As crianças e adolescentes consomem desenfreadamente... Mas quem lhes possibilita este consumismo senão seus pais?!? Quem possibilita que uma menina de 12 anos utilize maquiagem excessiva, pinte o cabelo com tintas (que fazem mal à saúde), que use roupas provocativas e assista novelas com temáticas impróprias e imbutidas de valores consumistas?? Esta semana a coordenadora da escola recebeu a mãe de uma aluna de 12 anos, que supostamente estaria " assediando" alguns coleguinhas da sala... Tirou-se a limpo, e a mãe finalizou a conversa com uma constatação muito comum atualmente..." Eu não estou podendo com minha filha...Eu não sei mais o que fazer!!!" E aí, saberemos nós??? Teremos nós, professores, que assumir as consequências destas situações... Recai sobre nós uma responsabilidade muito grande! Mas quando somos implacáveis, e precisamos nos posicionar firme como deveriam fazer os pais, nós somos os carrascos e " maus" professores!!! Confessou-nos uma colega, com uma profunda tristeza, que apenas um aluno entre tantos, lembrou-se de abraçá-la no dia de ontem. Fiquei emocionada com o desabafo! Poucos lembraram-me também da data, mas foram manifestações tão carinhosas que se sobrepuseram à quantidade. E sem citar nome, quero agradecer de coração a uma determinada aluna, que ao finalizar seu dia, lembrou-se de chegar até a minha sala e me dar um grande abraço!!! Que pais maravilhosos têm essa menina, que criatura divina eles colocaram no mundo! Que exemplo bonito!!! - Menina, fale isto para seus pais e diga a eles o quanto os admiro!!!
Talvez da mesma maneira como eu gostaria de ser admirada por preocupar-me com a aprendizagem dos meus alunos em tempo integral! Dia destes precisei faltar à escola. Exames de sangue de rotina e parte da tarde consulta médica que faço periodicamente em virtude de cirurgia que realizei há dois anos atrás. Constatei que o professor que havia me substitúido não trabalhou os objetivos da aula planejada de uma determinada turma. Então convoquei os alunos para uma " aula extra" , em meu horário de " janela" (livre...que poderia estar " tomando café" ou " jogando papo fora"...bem, já não disponho de muito tempo para isto!!!) . Muitos alunos foram embora...não ficaram para a aula; os que ficaram, boa parte estava contrariada, ficando por causa de nota... Cheguei a escutar comentário de aluno que teria me chamado de " folgada", que deveria dar este conteúdo no meu horário de aula. Então chego à conclusão de que os alunos não nos vêem como pessoas comuns, que adoecem, sentem dores, ficam de mau humor, que se entristecem, etc... Será que não temos parcela de responsabilidade na formação destes valores? Estamos sempre tentando ser fortes, para mascarar os problemas - muitos que não sabemos como resolver, ou que de fato, não têm resolução. Isto é possível, colegas matemáticos?
Finalizando minhas reflexões...vou tentar resumir o que sinto neste dia...poucas palavras, poucas expressões, que talvez traduza com mais facilidade o que sinto.
Estou cansada!!! Esgotada mesmo!!! Gostaria que os meus alunos tivessem a noção do que é isto!! Estou cansada em virtude das condições de trabalho - sol na cabeça, barulho o dia inteiro, cobrança de acertos, projetos para entregar, planos de aula para fazer...Estou cansada de chamar a atenção, estou cansada de tentar ensinar e não ser escutada pelos alunos em alguns momentos...Estou cansada de verificar o barulho, aluno falando alto (gritando), estou cansada de ficar a maior parte do meu dia pensando em problemas da escola... Há alguma coisa errada!!! Quero viver parte do meu dia como uma pessoa normal. Ter tempo de ir à academia, de sentar descompromissdamente em algum horário qualquer em um lugar qualquer com qualquer pessoa e jogar papo fora!!! Quero dar mais risadas! Quero ter mais esperança do que tenho! Quero acreditar de que tudo isto vale a pena!!! Quero ter mais momentos para fazer o que gosto, como por exemplo, ficar editando o meu blog, mostrar o meu trabalho, meus alunos!!! Apesar de todos os problemas que nós professores passamos, gosto de que faço, sei da importância do meu trabalho e acho que faço bem feito!!! É isto que me mantém firme e forte!!!

A meus colegas professores, um ótimo dia para todos! Nós merecemos! Aos alunos, obrigada aqueles que tiveram a intenção de um abraço e que lembraram deste dia!!! Aos pais, vocês são os professores mais importantes de seus filhos, ensinem valores positivos a eles, ensinem a eles a admirar e conservar um canteiro de flores bem arrumadinho e ter amizade com as pessoas, indistintamente de suas aparências e posses. Aos políticos, sejam menos hipócritas e façam valer promessas de campanha, assumindo de fato o compromisso com a melhoria da educação em nosso país.

Profª Lourdes

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo dia d vcs professores!!!Obrigado por tdo!!
bjOs