segunda-feira, 3 de novembro de 2008

GINÁSTICA AERÓBICA


Ginástica Aeróbica

"É uma atividade física realizada em grupo, que tem o seu ritmo determinado pela música escolhida pelo professor, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade aeróbica do indivíduo." Paulo Akiau " É reconhecida como um atividade física rítmica, que utiliza os grandes grupos musculares mantendo uma intensidade adequada por um período prolongado. AFAA Chamada de Ginástica Aeróbica (com variações como cardiofunk, aerobahia, aeroaxé, aerofunk, aerodance, aerolambada, etc...) ou popularmente de "aeróbica", enquadra-se nos conjuntos dos exercícios chamados aeróbicos, que buscam a melhoria das condições cardiorespiratórias e circulatórias. A manutenção destas condições em níveis compatíveis com os considerados adequados é fator determinante de uma menor possibilidade de acidentes vasculares ou qualquer tipo de moléstia do coração, provenientes da inatividade por nós chamada de sedentarismo.


História da Ginástica Aeróbica

A Ginástica Aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral no final da década de 80. Mas logo se transformou também em um esporte competitivo de alto-nível.
Em 1994, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) decidiu organizar os campeonatos mundiais de Ginástica Aeróbica Esportiva e estruturar o esporte de acordo com as outras modalidades da ginástica. O primeiro Campeonato Mundial oficial foi realizado em 1995 em Paris e contou com a participação de 34 países.
O Brasil é, segundo a FIG, o país com o maior número de participantes – há aqui mais de 500 mil pessoas envolvidas com a ginástica aeróbica. Outros países de alto nível no esporte são: Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, Espanha e Romênia.


Princípios do Exercício Aeróbio

Pesquisadores consideram os melhores exercícios aeróbicos os que mantêm uma intensidade constante durante todo o tempo. Isso é muito importante, principalmente, para indivíduos sedentários que estão iniciando uma atividade física ou para indivíduos com sintomas de doenças cardiovasculares como dor no peito, disritmia cardíaca ou pressão alta. Existem outras atividades que são menos estáveis mas que não são recomendadas para todos os grupos. Veja exemplos: Instensidade constante: caminhada, escalada, "jogging", corrida, step , bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate , roller blading, ski. Instensidade inconstante: tenis, squash, handebol, futebol, basquete, roquei, roquei no gelo, e outros aneróbicos.
Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula: Frequência (deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana); Intensidade (deve ser monitorada a F.C. a fim de se evitar o estresse - Zona Alvo : de 60% - 85% da FCM); Duração (deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula- só devem ultrapassar este tempo indivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse").
Níveis de Treinamento: 60% FCM sedentários, 70% FCM intermediário, 85% FCM avançado.


Objetivos

Fisiológicos

Prevenção de doenças do coração;

Prevenção de doenças pulmonares;

Melhoria das capacidades físicas (força, resistência, etc...)

Redução do percentual de gordura;

Melhoria do bem-estar geral;


Motores

Melhorar as capacidades motoras ( coordenação, agilidade, consciência corporal, etc...) Aprendizagem de novas habilidades motoras específicas;

Harmonização dos movimentos corporais;

Prevenção de problemas e vícios posturais;


Sócio-afetivos

Fazer amigos;

Sentir-se parte de um grupo; I

ncorporar novos valores sociais;

Melhorar a capacidade de convivência em grupo;

Incrementar a relação instrutor/aluno;

Psicológicos Resgate do auto-conceito positivo;

Incorporar novos valores pessoais;

Adquirir novos hábitos e estilo de vida;

Combate ao estresse;

Aprender a motivar-se através do movimento, dentre outros...



Tipos de Ginástica Aeróbica

Alto impacto ou high impactFaz-se insistência no trabalho cardiovascular, os pés perdem contato com o chão e o centro de gravidade sobe e desce. As pernas fazem movimentos de flexão e extensão.


Baixo impacto ou low impact
Depois da aparição do aerobics e devido à sua agressividade, às vezes de suas técnicas e/ou o tempo em que se impactava no lugar (o que trazia lesões) combinaram-se técnicas que obtiveram como resultados o low impact, no qual os pés estão sempre em contato com o piso


Ginástica aeróbica esportiva

É um esporte que consiste da realização de coreografias que demonstrem força, agilidade, sincronismo, e plastica.
Este esporte e composto pelas seguintes categorias
Grupos
Trios
Duplas
Individual Masculino
Individual Feminino


Em próxima postagem vamos detalhar sobre a

GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA

Vídeos no YOU TUBE


Fontes:







Um comentário:

Felipe Gabriel disse...

parabens pelo blog me ajudou muito no meu trabalho.