quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Carta a Rádio Bandeirante - Programa Pulo do Gato

Bom dia,
Sou professora de Educação Física da rede pública estadual em Pindamonhnagaba - SP.Entendo a opinião da ouvinte Edna (se não me engano) que foi levada ao ar hoje cedo, pois realmente a Educação Física assumiu um novo papel nas escolas e pessoas com mais de 40 anos (como eu) percebem tais modificações como algo ruim e negativo. Porém o nosso caro jornalista José Paulo de Andrade, com todo o respeito, com toda sua sabedoria e informação poderia ter um ponto de vista um pouco diferente e não endossar plenamente a ouvinte, como fez ao terminar de ler a opinião da mesma.
Hoje, nas escola públicas de São Paulo Educação Física é levada a sério, para TODOS OS ALUNOS, diferentemente de outros tempos em que apenas os " bem dotados" eram privilegiados. Para aqueles que se identificam com as várias modalidades esportivas é oferecido aulas de "treinamento" fora do horário normal de aulas. Nas aulas regulares da disciplina é oferecido uma série informações (teórico-práticas) sobre a estrutura e funcionamento do corpo, de regras de esportes variados, vivência de situações mais cooperativas (menos competitivas)...todas ações para tentar reverter situações adversas que estamos vivenciando em nossa sociedade atual ( e não a de 1960,1970...)
O que faz com que grande parte de nossos jovens não procuram praticar atividades fisicas e acabam levando uma vida sedentária (como disse a ouvinte)??? As famílias, cada vez mais, pautam sua educação em consumismo, consumismo e mais consumismo. Pais e responsáveis compram computadores, videogames para seus filhos, levam para shopping, etc... Poucas famílias se estruturam de forma a adotar posturas menos consumistas. Os jovens chegam à escola com algumas atitudes e valores bem consolidados e às vezes irreversíveis. Não há professor que consiga atuar na fomentação de novos hábitos e atitudes. Os celulares e MP3(MP4, etc) tomaram conta do espaço dos jovens... Entre eles já é "vício"...entre alguns, menos favorecidos, o objeto de consumo que vão tentar obter , a qualquer custo, para ficar parecido com os demais. É da psicologia do jovem - ser aceito pelo grupo. E as famílias fomentam tudo isto. As crianças mais novas, com 10 ou 11 anos, estão pintando a cara...mais cedo meninas usam maquiagem e meninos mutilam seus corpos com pircieng. Mais cedo meninos e meninas cultivam valores que antigamente eram privilégios de adultos. Mais cedo meninos e meninas ficam dentro de casa assitindo TV e comendo salgadinhos porque seus pais acham mais seguro (ou porque realmente é mais seguro) ou porque não dispõem mais de tempo e prazer para levá-los a um parque, a uma praça ou a uma instituição onde seus filhos possam movimentar-se.
Este é um assunto que deve ser amplamente debatido e não simplismente endossado, com reflexões supérfluas, sem aprofundamento do contetxo geral da situação.
Quando criança (11, 12 anos) queria muito aprender a jogar....volei, basquete...mas precisei passar 4 anos do m eu ensino fundamental (antigo ginásio) a observar as mais dotadas a serem escolhidas pela professora, que se trancava em sua sala para ler jornal. Isto motivou-me a fazer faculdade de Educação Física, buscando ensinar aos meus alunos aquilo que não tive a oportunidade de aprender.
Também não gostei do comentário do jornalista a respeito da atleta sul-africana... Não fazia sentido aquele comentário, naquele momento e está embutido de muito preconceito e falta de respeito. Será queera isto que ensinavam nas aulas de Educação Física de 1900 e bolinha???
Gostaria que o jornalista divulgasse o endereço do meu blog para que a ouvinte Edna tomasse conhecimento e observar uma outra dimensão da Edcuação Física.,
Atenciosamente,
Maria de Lourdes Centenaro
professora da EE Wilson Pires César, de PIndamonhnagaba - SP

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